PROGRAMAÇÃO

Férias

Drica Moraes comemora 40 anos de carreira ao lado de Fabio Assunção em comédia de Jô Bilac, dirigida por Enrique Diaz e Débora Lamm.

Férias! Uma palavra reconhecida e cobiçada em todo mundo, e quem a pronuncia ou lê tem fortes chances de divagar, lembrando de momentos inesquecíveis, imaginando um destino sonhado ou uma nova oportunidade de fugir da rotina. Se for com a pessoa amada então, as férias tem sabor ainda mais especial.

FÉRIAS é o nome da comédia escrita por Jô Bilac, que tem Drica Moraes Fabio Assunção como o casal protagonista “H” e “M”, juntos há 25 anos, que ganham dos filhos um cruzeiro pelo Caribe, para comemorar suas bodas de prata.

Dirigida pelos atores Enrique Diaz Débora Lamm, a comédia fez sua estreia nacional em São Paulo e agora segue em turnê pelas principais capitais do país.

Encomendada por Drica Moraes Jô Bilac, a peça comemora os 40 anos de carreira da atriz e marca sua volta aos palcos após 6 anos. Atuar com Fábio Assunção é sonho antigo da atriz.

“Eu fiz esse chamado ao Jô, queria falar sobre casais contemporâneos, numa comédia com alma e reflexão, que não fosse de humor inconsequente. Ela fala de um homem e uma mulher na faixa dos 50, é sobre sexo e prazer, sobre o tempo, a relação com dinheiro, filhos e o mundo moderno. Tudo com muito humor, ao mesmo tempo que filosofa sobre o valor da vida e do nosso prazer”, revela Drica.

“Está sendo um prazer dividir a cena com o Fabio, um ator brilhante e muito tarimbado com quem eu tenho vontade de trabalhar há muito tempo, no teatro. É um sonho antigo sendo realizado” enfatiza, a atriz.

Com 25 anos de casados “H” e “M” seguem sexualmente ativos e pode-se dizer que, com uma certa compulsão sexual, transam sem culpa.

Os filhos, já crescidos, tiveram a ideia de mandar os pais de férias em um cruzeiro e, livres da rotina, fazendo bom uso da “liberdade”, comportam-se como adolescentes, se amam por todo o navio como se não houvesse amanhã, até que, flagrados pelas câmeras de segurança, são “gentilmente convidados” a se retirar da embarcação, quando ficam, literalmente, a “ver navios”, em uma praia colombiana.

E o que poderia ser o fim da aventura acaba por deixá-los ainda mais animados e encalacrados, obrigados a dividir um apartamento com um casal de mochileiros, que vive com a grana de um canal “caliente” na internet e transam com parceiros pescados em apps de relacionamento.

Os gringos descolados, “X “e “Y”, também vividos por Drica e Fabio, aquecem e provocam os “cinquentinhas”, que não querem dar o braço a torcer para a dupla de “millenials” moderninhos, e acabam indo parar na delegacia.

“Hoje mais do que nunca, quando se discute o transumanismo, onde robôs e a inteligência artificial influenciam cada vez mais a vida humana, e a gente está “virando” meio máquina, um texto que fala de amor é quase um ato de resistência. Esse casal que se ama, que se joga na vida juntos com humor e alegria, e que se pergunta o tempo todo sobre o valor do viver, cria identidade com o público, que também está diante das transformações do mundo. É nessas horas em que temos que se apegar ao que a gente é em essência, que somos seres que amam e que precisamos de alegria. É isso que a peça oferece ao público e convida a todos pra se divertir e pensar”, filosofa Fabio.

Fabio e Drica dividem o palco pela primeira vez, mas já contracenaram como um casal na série de comédia “A Fórmula”, da TV Globo, em 2017. Esta é a primeira comédia estrelada pelo ator em mais de dez anos.

“Drica é uma gigante, uma atriz extraordinária, de muitos recursos. Uma grande parceira que acolhe com afeto. Sinto só coisas boas e aprendo com ela. Já trabalhei com Kike e Débora, eles se complementam, é um encontro feliz de atores que amam o que fazem”, complementa Fabio.

Para a direção, Drica convidou o ator e diretor Enrique Diaz, amigo de longa data, colega desde os tempos da Companhia dos Atores e seu primeiro namorado, que ao lado da também atriz e diretora Débora Lamm, divide a missão de dar vida ao casal criado por Jô Bilac.

“Sou amigo da Drica há 40 anos, já fomos namorados, tivemos uma companhia teatral, uma história de amor e amizade muito linda, e trabalhar com ela é sempre um presente. Com Fabio também tenho uma ótima conexão e, apesar de serem grandes atores, bemdiferentes, são igualmente brilhantes. A inteligência e a versatilidade deste texto do Jô tem forte comunicabilidade, mistura crônica, filosofia e retrata o amor de uma maneira bem legal. Foge de uma comédia mais imediata e produz interesse de um outro lugar, é fascinante. Acho que será divertidíssimo”, resume Enrique Diaz.

Debora Lamm celebra o fato de estar trabalhando com colegas que a influenciaram desde que assistia aos espetáculos da Cia. Dos atores, e enfatiza a beleza filosófica do texto que, mais que uma comédia romântica, trata-se de um espetáculo sobre o amor em todas as suas camadas.

“FÉRIAS trata sobre o amor de um casal que comemora suas “bodas de prata”, fala da cumplicidade e da deliciosa intimidade depois de muito tempo juntos. A peça faz rir enquanto filosofa sobre vida e morte, a idade, as relações. O público se identificará com o casal vivido por esse dois atores queridos, muito expressivos. Será uma alegria para o público estar perto deles ao mesmo tempo que torcem pelo casal da trama”, define Debora.

A viagem é diversão garantida. Quer sair da rotina e entrar em férias com Drica Moraes Fabio Assunção? Então, embarque sem medo de ser feliz!

Classificação

14 Anos

Horário

Sáb 18h e 20h30 | Dom 18h

Data

Curta Temporada

Uma Celebração a Belchior

A emoção de Belchior está de volta, e você não pode perder! No dia 22 de maio de 2025, às 20h, o Teatro Claro Mais, em Copacabana, Rio de Janeiro, vai receber um espetáculo que promete ser uma verdadeira imersão na alma da música brasileira. "Viver é Melhor que Sonhar: Uma Celebração a Belchior", idealizado por André Abreu, vai além de um simples show – é uma experiência sensorial e emocional que vai mexer com todos os seus sentidos.

Prepare-se para embarcar em uma jornada sonora e visual, que vai transportá-lo para a década de 1970 e reviver os maiores sucessos de álbuns como Alucinação e Coração Selvagem. Cada nota, cada imagem e cada palavra do espetáculo cria uma atmosfera única, conectando o público com temas atemporais e profundamente emocionais.

Com uma performance visceral de André Abreu – já consagrado por suas apresentações internacionais em espetáculos como Queen Celebration – o público vai reviver a poesia de Belchior de uma forma única e inesquecível. André, que se transforma no próprio Belchior em cada gesto e em cada acorde, é acompanhado por uma banda ao vivo que cria uma atmosfera elétrica e envolvente, tornando esta celebração ainda mais intensa.

Este não é apenas um show, é uma verdadeira homenagem à genialidade e ao legado de Belchior, e você não pode ficar de fora. Viver é, sem dúvida, melhor que sonhar, e esta é a chance de vivenciar uma experiência única que ficará gravada para sempre na sua memória.

Compre seu ingresso agora e experimente Belchior de uma forma única!

Classificação

Livre

Horário

Qui 20h

Data

22 de Maio

Gio Lisboa - Fora da Plateia

Com participação ativa do público, gravação ao vivo de uma série e um "after show" exclusivo em algumas cidades selecionadas, Gio Lisboa leva sua comédia para outro nível, criando uma conexão única com os espectadores em cada cidade

Com mais de 852 milhões de visualizações no YouTube, 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 5,7 milhões de fãs no TikTok, Gio Lisboa é um dos comediantes mais influentes e inovadores da nova geração. Aos 27 anos, ele acumula sucessos que o colocaram no topo da comédia nacional e internacional. Agora, ele chega com uma proposta revolucionária para 2025: o novo espetáculo "Fora da Plateia". "Fora da Plateia" é uma experiência imersiva como nunca antes vista no palco. O espetáculo, que começa em março de 2025, levará Gio a várias cidades do Brasil e Europa, onde ele não apenas se apresenta, mas também grava uma série ao vivo, integrando a cultura local e interagindo diretamente com o público. "Eu quero que as pessoas vivam essa experiência comigo. Vai ser como se cada cidade fosse parte de um grande documentário, onde eu conto a história delas para elas", revela Gio.

Ao longo do show, o público será parte ativa, participando de quadros especiais e ajudando a construir o conteúdo da série. Além disso, o "after show" em algumas cidades selecionadas, vai proporcionar momentos ainda mais descontraídos, com música, rap, fotos, vídeos e a oportunidade de trocar ideias diretamente com o comediante.

A inovação de "Fora da Plateia"

Diferente de "Medonho", que misturava comédia, música e tecnologia, e era parte de uma trilogia, "Fora da Plateia" é um show totalmente novo, sem vínculo com os anteriores. A proposta é ainda mais interativa e personalizada, focando na conexão com o público local e criando uma experiência única em cada cidade. "O vínculo será ainda mais forte, porque vou viver a cidade junto com o público. Vamos construir esse espetáculo juntos", explica Gio.

O que torna o show ainda mais especial é que, no "Fora da Plateia", Gio Lisboa tem uma banda no palco com ele, composta pelo DJ Wander e o guitarrista Gabriel Pinho. Poucos comediantes arriscam fazer um show com banda, o que traz uma energia única e ainda mais dinâmica para a performance. A música ao vivo adiciona uma camada extra de emoção e interação, tornando o espetáculo uma experiência ainda mais imersiva para o público.

Com sua carreira em ascensão, Gio Lisboa já provou ser uma das maiores promessas da comédia contemporânea.

Em 2024, seu espetáculo "Medonho" fez sucesso por todo o Brasil e na Europa, e seu show "Fora da Casinha" gerou 1 milhão de visualizações no YouTube em apenas um mês. Ele é conhecido por criar experiências imersivas e interativas que aproximam o público de sua arte, sempre com um olhar inovador e criativo.

Agora, com "Fora da Plateia", Gio eleva ainda mais a interação e a imersão, oferecendo ao público uma vivência personalizada e única. Não perca a oportunidade de viver essa experiência com Gio Lisboa! Ingressos disponíveis a partir de 10 de fevereiro. Shows começam em março de 2025.

Classificação

16 Anos

Horário

Qua e Qui 20h

Data

04 e 05 de Junho

Jhordan Matheus

Jhordan Matheus atua há nove anos como comediante de stand up e foi através da sua vivência com as pessoas da periferia de sua terra natal, Salvador/BA, que a sua identificação com a arte aflorou e se firmou. Crescido no Engenho Velho de Brotas, começou sua trajetória artística aos 14 anos onde atuou no filme “Capitães de Areia”. Seu talento para a comédia emergiu nos sets de filmagem, levando-o a estudar e se apresentar em shows de stand-up.

Sua estreia no stand-up foi em 2015 no Teatro Amélia Amorim em Salvador, e, desde então, dedicou-se à comédia, fazendo apresentações em bares e ganhando notoriedade na região. Com poucas oportunidades em Salvador, mas já com muita bagagem artística, o humorista decide se mudar e, em 2018, chega a São Paulo. Seu trabalho foi logo reconhecido nacionalmente e por grandes nomes do meio, e apenas um ano após
desembarcar na capital paulista participou do programa “Conversa com Bial”.
Em 2021, lançou o show “Testani”, que percorreu o Brasil, sempre com lotação máxima. Em 2023, estreou seu primeiro show solo, “Batenu Tenu”,
abordando temas pessoais e sociais de forma bem- humorada, resultando em gravação de especial no

Teatro Jorge Amado em maio de 2024.

Classificação

14 Anos

Horário

Sáb 21h30

Data

07 de Junho

Matheus Torres e Unna - Especial dia dos Namorados

Casal formado no Estrela da Casa, Matheus Torres
 e Unna X realizam show inédito no Rio de Janeiro

Após inúmeros pedidos dos fãs, casal aclamado no reality da TV Globo decide atender ao pedido do público e prepara apresentação intimista para os fãs cariocas.


A espera chegou ao fim e os fãs do Rio de Janeiro já podem celebrar por Matheus Torres e Unna juntos, não apenas no amor, como também nos palcos. A dupla se apresenta dia 12 de junho no Teatro Claro, no Shopping Cidade Copacabana. Será a primeira vez que o casal, formado no reality Estrela da Casa, se apresenta para uma série de shows pelos Brasil. A parceria de ambos promete ser uma celebração da música, com performances que misturam os estilos únicos da dupla de cantores que conquistou o coração do público. Além de apresentarem suas canções, Torres e Unna ainda prometem um repertório inédito.

A colaboração entre Matheus Torres, conhecido por suas letras emocionantes e melodias cativantes, e Unna X, que traz uma energia vibrante e inovadora, era um desejo dos fãs que cobravam essa união em suas redes sociais.

Depois dos 50 dias confinado no reality Estrela da Casa da TV Globo, o mineiro Matheus Torres saiu do programa com o título de vice-campeão e consagrado perante o público ao representar o rock e por rock brasileiro. Conquistou uma legião de admiradores não só pelo talento evidente, escolha do repertório e interpretações emocionantes, mas também pela sua autenticidade e carisma.

A personalidade visceral de Torres e sua história de vida fez com que os fãs criassem uma conexão profunda e singular com o artista antes mesmo que ele saísse do confinamento do programa da Globo.

O resultado do sucesso dentro do reality resultou com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, fã clubes espalhados em todo o país, recordes de plays em suas canções autorais nas plataformas de streaming de áudio e uma agenda de shows por todo o Brasil, com ingressos esgotados rapidamente.

Já Unna X, vem se destacando na nova cena pop brasileira, misturando originalidade e ousadia em suas performances. Finalista do reality Estrela da Casa, a artista já colaborou com grandes nomes da música internacional, como Mark Needham, Vinny Venditto, John Young e Joezi — com quem lançou a track “Heaven in Disguise”, que foi tocada por Black Coffee.

No palco, Unna X já teve shows esgotados no Rio de Janeiro, abriu apresentações do Hungria nos EUA e cantou no Brazilian Day em Nova Jersey. Com mais de um milhão de visualizações em suas músicas e clipes, ela se firma como uma das apostas da nova geração. Em maio, lança sua primeira música em português pela Head Media, selo da Universal Music.

Neste show especial, Unna X se une ao cantor e compositor Matheus Torres para uma apresentação única, reunindo repertórios autorais e releituras em um encontro cheio de potência, emoção e originalidade.


Classificação

16 Anos

Horário

Qui 21h

Data

12 de Junho

PRISCILLA: Tudo É Música

Priscilla comemora 20 anos de carreira com anúncio de shows intimistas

Cantora atende a pedido dos fãs e celebra ocasião com “Priscilla – Tudo é Música”, uma mini tour intimista que antecede sua próxima era na música.

 

Uma das mais potentes e versáteis vozes do Brasil, Priscilla (28), dá início às celebrações de 20 anos de carreira neste mês com um presente aos fãs: uma mini tour acústica e intimista. Com o nome de “Priscilla – Tudo é Música”, as apresentações da artista revisitam seus maiores sucessos na música em um espetáculo de voz e violão em teatros de diferentes municípios brasileiros, como: Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e São Paulo. 

“Não há melhor forma de comemorar isso do que ao lado das pessoas que de fato sustentaram esses 20 anos - que são os meus fãs e as pessoas que apoiam, admiram e consomem o meu trabalho. Então, a gente criou esse formato inédito, acústico e em lugares mais intimistas para trazer essa ambientação para que as pessoas vejam que eu realmente escolhi algo feito para elas se sentirem exclusivas”, revela Priscilla.


O evento, que antecede o lançamento de seu próximo álbum, promete emocionar o público ao evidenciar e ecoar sua voz, atendendo aos pedidos dos seus admiradores. Essa é a primeira tour da cantora em formato acústico e que ainda passa por diferentes momentos de sua discografia.

Sobre o conceito desses shows, Priscilla explica: “Esse é um formato para quem quer me ouvir mais de perto. Eu tirei algumas ‘distrações’ - digamos assim -, de palco que eu sempre uso, como as grandes iluminações, telões, vídeos, coreografias e muitos músicos. Desta vez a gente prioriza o protagonismo da música, do meu repertório, de tudo aquilo que eu fiz na minha discografia e que, no fim, tudo é música, e é justamente por isso o nome da turnê. Por isso eu coloco a minha voz como protagonista para as pessoas que forem assistir. Essa foi ainda uma forma de fazer com que os meus fãs se sentissem privilegiados de alguma forma, além de ser uma maneira de agradecer a eles por tudo”.


Priscilla inicia sua carreira aos oito anos de idade, em 2005, como finalista de um reality musical transmitido para 20 países, o “Código Fama Internacional”, pela Televisa, no México. A partir daí se torna um dos maiores nomes infanto-juvenis da TV brasileira ao apresentar atracões do SBT, como o “Bom Dia & Cia”. Lança álbuns com milhões de plays e faz shows para grandes públicos e festivais. Reconhecida por seu talento vocal e como compositora, foi indicada ao Grammy Latino em 2019. Também encanta os fãs ao vencer a primeira edição do programa “The Masked Singer Brasil” (TV Globo), em 2021, com a persona de um Unicórnio. Em seguida, reforça sua versatilidade ao lançar um álbum com sonoridade pop e dançante em 2024.


“Estou completando 20 anos de carreira, marcados por uma trajetória inesperada com a televisão, e por outra completamente esperada com a música, que sempre foi o meu grande sonho, idealizado desde que tinha seis anos de idade. Sinto que torná-lo realidade e viver dele até hoje é um grande privilégio. Reconheço que não é todo mundo que consegue se manter numa constância por tanto tempo, mas graças ao meu esforço e de todas as oportunidades que eu tive, assim como a sabedoria em também vivenciá-las da forma certa, estou há 20 anos fazendo aquilo que eu mais amo, com a capacidade de me redescobrir e de me apresentar para as pessoas sempre de uma forma nova. Mesmo com esses 20 anos, eu ainda sinto que as pessoas não viram tudo de mim e que talvez eu ainda precise de mais 20 para que elas realmente conheçam todos os meus lados. Além disso, acho que eu permito sempre me autoconhecer para reinventar e, conforme isso vai acontecendo, eu vou apresentando para o público. Acredito que isso também é um fator para a longa duração da minha carreira”, reflete Priscilla.

“Priscilla – Tudo é Música” possui ingressos limitados - que começam a ser vendidos na próxima semana -, para garantir a vivência imersiva e intimista da cantora com o público em uma experiência que promete passar por grandes sucessos de sua carreira durante as apresentações.


Sobre PRISCILLA
Priscilla, 28 anos, conquista o Brasil e outros países da América Latina por meio de sua musicalidade e precisão vocal desde sua infância quando saiu de Itapecerica da Serra (SP), onde nasceu, para conquistar o mundo. Aos oito anos de idade participou de um concurso de canto transmitido para 20 países, o “Código Fama Internacional” (2005), pela Televisa, no México, onde ganhou fãs e foi finalista. De volta ao Brasil, foi convidada pelo SBT para se tornar apresentadora de TV, destaque ao programa “Bom dia & Cia”, que alcançava a liderança de audiência. Também escreveu a publicação “O Livro de Tudo”, lançado em 2016 pela editora Ágape. Em paralelo a essas atividades, continuava a se dedicar a carreira de cantora com a

realização de vários trabalhos marcantes, como a gravação do tema de abertura da novela Carrossel (2012), além da clássica canção, “Ciranda da Bailarina”, para o mesmo folhetim. A artista também lançou importantes álbuns de músicas gospel: “O Início” (2008); “Meu Sonho de Criança” (2010); “Pra Não Me Perder” (2012) e “Até Sermos Um” (2015) e “Gente” (2018). Em 2019, recebeu sua primeira indicação ao Grammy Latino pelo álbum “Gente”. Além desta, Priscilla já foi indicada ou premiada em várias celebrações, como o MTV Millennial Awards (2021), o Prêmio Geração Glamour (2023) e o Troféu de Ouro (2014). Em 2021, a cantora lançamento o álbum “Você Aprendeu a Amar?”, que marcou o início da transição da artista para o pop e que alcançou mais de 30 milhões de streams nas plataformas digitais. No mesmo ano, Priscilla foi a grande campeã do reality musical “The Masked Singer Brasil” (TV Globo), com a persona de um Unicórnio. Em 2022, voltou ao programa como coapresentadora. Neste mesmo ano, comandou uma temporada do “TVZ” (Multishow). Em 2023, fez uma participação na novela “Amor Perfeito” (TV Globo) para interpretar Carmen Miranda. Já no ano de 2024, Priscilla lança um álbum que leva o seu nome e traz 16 faixas inéditas e autorais que lhe consagram como uma das maiores vozes do pop nacional, além, lógico, de também marcar uma nova era de sua carreira, com destaque para seu posicionamento, dança, força feminina, visual com madeixas vermelhas e um alter ego, Enyla. O álbum explora diferentes sonoridades e atitudes, que incluíram videoclipes e um show experiência, posteriormente também lançado no YouTube como o DVD, “PRISCILLA: A Experiência - Live Performance”. Em dezembro do mesmo ano, lança um feat com Luan Santana, “Amor Blindado”. Em maio, Priscilla dá início as celebrações de seus 20 anos de carreira ao anunciar shows intimistas, em formato inédito aos fãs, intitulada “Priscilla – Tudo é Música”.

Classificação

12 Anos

Horário

Sex 20h

Data

20 de Junho

Elza

Visto por mais de 100 mil espectadores, espetáculo que teve a aprovação irrestrita da homenageada volta ao Rio. O musical é vencedor do PRÊMIO BIBI FERREIRA nas categorias: Melhor Musical Brasileiro, Melhor atriz em Musicais, Melhor Direção em Musicais, Melhor Arranjo Original em musicais e Melhor Roteiro Original em Musicais. Também é vencedor do PRÊMIO SHELL de Melhor Música. Do PRÊMIO REVERÊNCIA nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor e Especial – Arranjos. Vencedor do PRÊMIO APCA de Melhor dramaturgia. E vencedor do PRÊMIO CESGRANRIO nas categorias Melhor Direção e Categoria Especial – Elenco. 

 

ELZA: 27 DE JUNHO A 20 DE JULHO*

 

************************

Ministério da Cultura, Rede, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de cultura apresentam o musical: ELZA. 

A trajetória de Elza Soares é sinônimo de resistência e reinvenção. As múltiplas facetas apresentadas ao longo de sua majestosa carreira foram o ponto de partida para o musical “Elza”, que estreou em julho de 2018 no Rio de Janeiro e passou por 15 cidades. Agora, após imenso sucesso popular e a aprovação irrestrita da homenageada, fará nova temporada no Rio de Janeiro, no teatro Claro Mais. De 27 de junho a 20 de julho, Naruna Costa, Ágata Matos, Julia Tizumba, Janamô, Khrystal e Sara Hana, sobem ao palco para celebrar a memória de Elza pela primeira vez depois de sua passagem.

Em cena, as atrizes se dividem ao viver Elza Soares em suas mais diversas fases e interpretam outros personagens, como os familiares e amigos da cantora, além de personalidades marcantes, como Ary Barroso (1903-1964), apresentador do programa onde se apresentou pela primeira vez, e Garrincha (1933-1983), que protagonizou com ela um notório relacionamento. 

Naruna Costa terá sua estreia nessa temporada do projeto e terá papel de destaque no espetáculo consagrando sua trajetória como atriz, cantora, diretora artística e diretora musical. Naruna é vencedora do prêmio Shell 2024 na categoria de melhor diretora musical. Ao longo de sua carreira, já foi indicada e ganhou diversos prêmios como o de melhor diretora no Prêmio APCA e Aplauso Brasil e Melhor atriz nos prêmios CPT e APCA e VI FBCI Festival Brasileiro de Cinema Internacional. 

Com texto de Vinícius Calderoni e direção de Duda Maia, o espetáculo tem a direção musical de Pedro Luís, Larissa Luz e Antônia Adnet. Além disso, o maestro Letieres Leite (in memoriam), da Orquestra Rumpilezz, foi o responsável pelos novos arranjos para clássicos do repertório da cantora, tais como Lama, O Meu Guri, A Carne e Se Acaso Você Chegasse. 

******************************

Ainda que muitos dos conhecidos episódios da vida da homenageada estejam no palco, a estrutura de Elza foge do formato convencional das biografias musicais. Se os personagens podem ser vividos por várias atrizes ao mesmo tempo, a estrutura do texto também não é necessariamente cronológica. Da mesma forma que músicas recentes (A Mulher do Fim do Mundo, a emblemática A Carne e Maria da Vila Matilde) se embaralham aos sucessos das mais de seis décadas de carreira da cantora, como Se Acaso Você Chegasse, Lama, Malandro, Lata D’Água e Cadeira Vazia.

Marcada por uma série de tragédias pessoais – a morte dos filhos e de Garrincha, a violência doméstica e a intolerância –, a jornada de Elza é contada com alegria. 

“A Elza me disse: ‘sou muito alegre, viva, debochada. Não vai me fazer um musical triste, tem que ter alegria’. Isso foi ótimo, achei importante fazer o espetáculo a partir deste encontro, pois assim me deu base para saber como Elza se via e como ela gostaria de ser retratada”, conta Vinicius Calderoni, que leu e assistiu a infindáveis entrevistas que a cantora deu ao longo da vida e também pesquisou a obra de pensadoras negras, como Angela Davis e Conceição Evaristo, cujos fragmentos de textos aparecem na peça.

O espetáculo foi desenvolvido ao longo de um período em que Elza se encontra no auge de uma carreira marcada por reviravoltas e renascimentos. Ao lançar seus últimos dois discos, A Mulher do Fim do Mundo (2015) e Deus é Mulher (2018), a cantora não somente ampliou ainda mais seu repertório e sua base de fãs, como conquistou, mais uma vez, a crítica internacional, e se consolidou como uma das principais vozes da mulher negra brasileira.

Vinícius Calderoni, autor do texto, chama a atenção para a coletividade presente em todo o processo de criação da montagem. Após ter escrito as primeiras páginas, ele começou a frequentar os ensaios e estabeleceu um rico intercâmbio com Duda Maia e as sete atrizes. ‘Hoje poderia dizer que elas são coautoras e colaboradoras do texto. São sete atrizes negras e múltiplas, como a Elza é. Diante da responsabilidade enorme, eu estabeleci limites de fala para mim, por exemplo, em relação a alguns temas. Limitei a minha voz e disse que não escreveria nada, queria os relatos delas e as opiniões. Pedi a colaboração delas, das experiências vividas por uma mulher negra. Do mesmo jeito que a Duda propôs muitas coisas, as atrizes também tiveram este espaço’, conta o dramaturgo.

Tal processo colaborativo se estendeu para a música, com a participação ativa das atrizes e das musicistas nos ensaios com os diretores musicais, e o maestro Letieres Leite, que liderou algumas oficinas com o grupo no período dos ensaios. O processo gerou ainda duas canções inéditas que estão na peça: Ogum, de Pedro Luís, e Rap da Vila Vintém, de Larissa Luz. Se a escolha de Pedro Luís para a função foi referendada pela própria Elza – que gravou e escolheu um verso do compositor para nomear seu último disco –, Larissa Luz já estava envolvida com o projeto desde o seu embrião.

SOBRE A EQUIPE DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO

A estreia de Elza marca o encontro da dramaturgia de Vinícius Calderoni com a direção de Duda Maia, dois nomes que se destacaram no recente panorama teatral brasileiro. Pela direção de Auê (2016), estrelado pela Cia. Barca dos Corações Partidos, ela conquistou os prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Direção, além dos prêmios APTR e Cesgranrio de Melhor Espetáculo e o Bibi Ferreira de Melhor Musical Nacional. Enquanto isso, Vinicius já ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor por Ãrrã (2015), o APCA por Os Arqueólogos (2016) e coleciona outras indicações e troféus por espetáculos da companhia Empório de Teatro Sortido, que lidera ao lado de Rafael Gomes.

Em paralelo à carreira de escritor, Vinícius é também ator e músico – ele integra a banda 5 a Seco e tem dois discos lançados. A experiência musical foi determinante no processo de criação do texto. Já Duda trouxe todo o seu trabalho corporal para o desenvolvimento da linguagem da encenação.

A sintonia entre Duda e os diretores musicais Pedro Luís, Larissa Luz (esta também em cena) e Antonia Adnet foi determinada por uma característica fundamental: a escuta e a participação das intérpretes. ‘Foi um processo de ensaios muito vivo, em que partimos do princípio que a voz não é nossa, é das atrizes. Fizemos este trabalho para elas e a partir de propostas delas também. Precisamos olhar para o grupo, para a troca’, conta Duda, ressaltando que tudo só foi possível graças à parceria com a Sarau, produtora capitaneada por Andrea Alves.

Nos últimos anos, a Sarau foi responsável montagens tais como Nossa História com Chico Buarque, Azira´i, A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa, Jacksons do Pandeiro, Gonzagão – A Lenda, Ópera do Malandro, Auê e Suassuna – O Auto do Reino do Sol, da Cia. Barca dos Corações Partidos, e Gota D’Água [a seco], dirigida por Rafael Gomes e protagonizada por Laila Garin. Sempre comprometida com a cultura nacional em seus mais variados aspectos, a produtora também assina a direção do Festival TOCA que trouxe a canção brasileira para o centro da discussão, através de shows gratuitos, oficinas e debates

FICHA TÉCNICA

Elenco: Naruna Costa, Ágata Matos, Julia Tizumba, Janamô, Khrystal e Sara Hana. 

Classificação

14 Anos

Horário

Qui e Sex 20h | Sáb 16h e 20h | Dom 18h

Data

27 de Junho a 20 de Julho

Nando Viana

Nando Viana volta aos palcos com um espetáculo inédito e avisa desde já: ele está em crise. E não é de criatividade.

Prestes a completar 15 anos de carreira, em seu quarto show solo em turnê pelo Brasil, o humorista gaúcho, sucesso no programa A Culpa é do Cabral, vem falar desta vez sobre um problema que atinge não só ele, mas talvez até você aí agora: a ansiedade.

Munido de piadas certeiras, sua sempre presente vida familiar, reflexões sobre a sociedade que estamos criando e muita terapia, o artista apresenta um show atual, quepromete arrancar gargalhadas ao mesmo tempo que te fará se perguntar: onde está sua cabeça quando ela está aí?

Depois de meses de laboratório em clubes de comédia pelo Brasil, Nando Viana está ansioso para mostrar pra você seu novo show. Mas não tão ansioso assim, porque tá tentando melhorar.

Venha rir e torcer junto com ele, para que o nome do show não precise mais de interrogação e se transforme em uma resposta.

Classificação

14 Anos

Horário

Sáb 21h30

Data

06 de Setembro

Carioca - Botando Pilha

HUMORISTA CARIOCA VOLTA AOS PALCOS E CHEGA AO TEATRO CLARO MAIS RJ EM SETEMBRO

O show “Botando Pilha” contará com o humor ácido do artista e mais de quatro novos personagens.

O renomado humorista Carioca está de volta aos palcos com o seu novo show "Botando Pilha", que promete arrancar boas risadas do público com personagens inéditos e uma performance repleta de energia e criatividade. 

Conhecido por seu humor ácido e seu talento em criar figuras hilárias e cativantes, Carioca promete uma noite de muitas risadas, surpresas e, quem sabe, algo de música também…mas, sem spoilers! O humorista prefere deixar a expectativa no ar para que o público possa desfrutar ao vivo de cada momento da apresentação.

SOBRE CARIOCA

O que pode um cara com timming pro humor, deboche na medida certa, espontaneidade e talento? Pode tudo!, ainda mais quando assume o nome artístico de Carioca e faz parte do imaginário popular brasileiro.

Carioca não inventa personagens...eles nascem da observação minuciosa de figuras públicas que ganham vida nova nas "versões" de Carioca, e se tornam sucesso! Os trejeitos e os bordões criados para os inúmeros brasileiros imitados por ele são o melhor portfolio desse comediante nascido Márvio Lúcio, em Niterói, RJ.

O humorista conheceu o sucesso com o programa Pânico, em 1996, primeiro no rádio, na Rede Jovem Pan FM, e depois também na TV, passando pelas principais emissoras como convidado ou contratado.

Com a ida do programa Pânico para a Band, Carioca passou a representar o jornalista Boris Casoy no Jornal do Bóris, um dos quadros de maior audiência do Pânico na Band. Na temporada de 2013, começou imitando Edir Macedo e Marcelo Rezende, como o bispo Didi Maiscedo e Marcelo Sem Dente. Carioca e os colegas integrantes do Pânico protagonizavam o quadro de maior audiência do programa.

Em 2018, contratado pela Rede Globo estreou no programa Central da Copa com o personagem Cascadura Jr., uma imitação do comentarista esportivo Walter Casagrande Jr. Depois, foi para o Vídeo Show, onde se tornou repórter, ao lado de Maurício Meirelles e Matheus Mazzafera. No mesmo ano, anunciou sua saída da Jovem Pan, após 22 anos.

Em 2020, foi contratado pela RecordTV para integrar o programa Domingo Espetacular, fazendo imitações de artistas do elenco da emissora, como Ronaldo Ésper, Luiz Bacci e Percival de Souza. No mesmo ano, foi confirmado para participar do reality show A Fazenda, fazendo comentários com humor sobre os acontecimentos do programa e desde então, tamanho sucesso, não parou mais.

Criou, ao lado de Marcos Chiesa, o Bola, o programa de podcasting Ticaracaticast, disponível em todas plataformas digitais na internet. Gravado em São Paulo, leva convidados para bate-papos descontraídos. O sucesso não custou bater á porta. Os números provam isso com seus 2 milhões de seguidores e mais de 200 milhões de plays só no You Tube.

Classificação

16 Anos

Horário

Sex 20h

Data

26 de Setembro

Oficina Livre - Introdução a Libras com Karina Zonzini

Abertura da oficina com PALESTRA sobre acessibilidade, inclusão e libras na arte

 

Ao final da experiência, os alunos que obtiverem 70% de presença nas aulas, receberão certificado digital. 

 

Sobre o curso

O principal obstáculo encontrado pelas pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva é a aprendizagem da primeira língua oficial do país, por ser de uma natureza completamente distinta da língua de sinais. Para se comunicar, o Surdo utiliza sinais manuais e expressões faciais, que formam uma língua gramaticalmente estruturada, conhecida como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Reconhecida desde 2012 como meio oficial de comunicação – Lei 10.433/2012.

 

O objetivo dessa oficina é capacitar o ouvinte e o surdo nas aulas teóricas e práticas por meio da Libras; abordar características particulares da comunicação do surdo em situações do dia a dia; colaborar para a promoção da acessibilidade entre surdo e ouvinte, colocando-os em igualdade de condições em uma sociedade excludente e preconceituosa; e promover a integração por meio da comunicação (Libras) oferecida no curso em questão.

 

Conheça Karina Zonzini

Karina Zonzini Bueno é pedagoga, intérprete de Libras, gestora de projetos sociais e especialista pós-graduada em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Atua no ramo de assessoria especializada em acessibilidade, com ênfase em deficiência auditiva e docência em cursos de Libras voltados ao público ouvinte.

 

Desempenha sua proficiência em tradução e interpretação de Libras/Português/Libras nas mais diversas esferas da comunicação, principalmente em shows, espetáculos, peças teatrais, stand-up e eventos como Virada Sustentável, Virada Cultural e Bienal do Livro.

Atualmente, trabalha com projetos em acessibilidade em políticas públicas e Consultora em acessibilidade, na Fundação Carlos Alberto Vanzolini, SEBRAE e DETRAN-SP, Secretaria de Estado da Educação e TSE.

 

É ex-colaboradora da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo – SMPED, em projetos de inclusão, materiais adaptados para cegos, principalmente, em comunicação para surdos e pessoas com deficiência auditiva, além de ser Presidente do Instituto Surdo Mundo.

 

Local

Curso 100% online, via plataforma https://setoread.com.br/. 

*Link de acesso enviado para o e-mail dos inscritos(as)

*O acesso é restrito para 01 (UM) veículo de transmissão: computador, tablet ou smartphone.

 

Período

O resgate do voucher de acesso a plataforma do curso deverá ser feito na uhuu.com do dia 29 de outubro a 22 de dezembro. Após o resgate do voucher, a plataforma do curso irá enviar o acesso para o e-mail cadastrado na uhuu, onde poderão assistir as aulas a partir do dia 11 de novembro.

 

Certificado

Será disponibilizado apenas para os alunos que obtiverem 70% de aproveitamento nas aulas.

Classificação

Livre

Horário

Online

Data

A partir de 11 de Novembro